sexta-feira, 17 de junho de 2011

plano de aula

Escola Estadual: Leandro Maciel
Disciplina: Estágio supervisionado III
Professora regente: Lindinalva
Professor Estagiário: José Aparecido, Danilo Neres e Carlos Nascimento.
1º Ano do Ensino Médio; Turno: manhã; tempo: 50min; Horário: 4º; Data: / /2011. 


TEMA: Os povos do Mediterrâneo: Fenícios
CONTEÚDOS:
Ø  A civilização Fenícia
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar a civilização do povo no Mediterrâneo.
Ø  Caracterizar o modo de vida da civilização.
Ø  Identificar no mapa a localização da civilização.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar a civilização fenícia, sua religião e conquista.
Ø  Demonstrar o desenvolvimento do comercio e da navegação dos fenícios e a sua contribuição para o alfabeto.
Ø  Sintetizar  a forma de governo dos fenícios.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
BIBLIOGRAFIA:

  • CAMPOS, Flavio de; MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História: ensino médio: volume único 1ª edição - São Paulo: Escala Educacional, 2005.
  • CLADIO, Vicentino. Historia Geral: Edição atual e ampliada - São Paulo: Scipione, 2002. 



Escola Estadual: Leandro Maciel
Disciplina: Estágio supervisionado III
Professora regente: Lindinalva
Professor Estagiário: José Aparecido, Danilo Neres e Carlos Nascimento.
1º Ano do Ensino Médio; Turno: manhã; tempo: 50min; Horário: 4º; Data: / /2011. 



TEMA: Mesopotâmia: o berço da nossa civilização
CONTEÚDOS:
Ø  Mesopotâmia: sua localização e os principais rios.
Ø  Os povos da mesopotâmia.
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar a importância dos rios Tigre e Eufrates na vida dos povos da mesopotâmia.
Ø  Caracterizar os pressupostos religiosos e os mitos das civilizações.
Ø  Identificar os efeitos da primeira civilização mesopotâmia, como o surgimento das cidades e da escrita.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Identificar no mapa a localização da mesopotâmia e a importância do espaço geográfico na vida da sua população.
Ø  Demonstrar de que forma os aspectos naturais atribuídos a vontade dos deuses.
Ø  Elucidar a formação dos povos que habitavam a mesopotâmia.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
  • BIBLIOGRAFIA: CAMPOS, Flavio de; MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História: ensino médio: volume único 1ª edição - São Paulo: Escala Educacional, 2005.
  • CLADIO, Vicentino. Historia Geral: Edição atual e ampliada - São Paulo: Scipione, 2002. 


Escola Estadual: Leandro Maciel
Disciplina: Estágio supervisionado III
Professora regente: Lindinalva
Professor Estagiário: José Aparecido, Danilo Neres e Carlos Nascimento.
1º Ano do Ensino Médio; Turno: manhã; tempo: 50min; Horário: 4º; Data: / /2011. 


TEMA: Mesopotâmia: o berço da nossa civilização
CONTEÚDOS:
Ø  O domínio da Babilônia
Ø  O domínio assírio
HABILIDADES:
Ø  Sintetizar os procedimentos jurídicos visando assim o código de Hamurábi.
Ø  Caracterizar a expansão e militarização dos assírios.
Ø  Identificar o império acadiano destacando assim os amoritas.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar a forma de julgamento partindo da forma vigente do código de Hamurábi
Ø  Demonstrar as conquista dos povos assírios.
Ø  Elucidar a forma de governo dos acadianos.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
  • BIBLIOGRAFIA: CAMPOS, Flavio de; MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História: ensino médio: volume único 1ª edição - São Paulo: Escala Educacional, 2005.
  • CLADIO, Vicentino. Historia Geral: Edição atual e ampliada - São Paulo: Scipione, 2002. 




Escola Estadual: Leandro Maciel
Disciplina: Estágio supervisionado III
Professora regente: Lindinalva
Professor Estagiário: José Aparecido, Danilo Neres e Carlos Nascimento.
1º Ano do Ensino Médio; Turno: manhã; tempo: 50min; Horário: 4º; Data: / /2011. 



TEMA: Mesopotâmia: o berço da nossa civilização
CONTEÚDOS:
Ø  Segundo Império da Babilônia
HABILIDADES:
Ø  Sintetizar o reinado de Nabucodonosor e quais foram suas contribuições para o Segundo Império Babilônico
Ø  Caracterizar a principal economia e o modo de produção.
Ø  Identificar o desenvolvimento cientifico no período neobabilônico.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar a expansão do império de Nabucodonosor
Ø  Demonstrar  qual o objetivo dos jardins suspensos da Babilônia.
Ø  Elucidar a herança sumeriana.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
  • BIBLIOGRAFIA: CAMPOS, Flavio de; MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História: ensino médio: volume único 1ª edição - São Paulo: Escala Educacional, 2005.
  • CLADIO, Vicentino. Historia Geral: Edição atual e ampliada - São Paulo: Scipione, 2002. 




Escola Estadual: Leandro Maciel
Disciplina: Estágio supervisionado III
Professora regente: Lindinalva
Professor Estagiário: José Aparecido, Danilo Neres e Carlos Nascimento.
1º Ano do Ensino Médio; Turno: manhã; tempo: 50min; Horário: 4º; Data: / /2011. 

TEMA: Os povos do Mediterrâneo: Persas
CONTEÚDOS:
Ø  A civilização Persa
HABILIDADES:
Ø  Contextualizar a civilização do povo no Mediterrâneo.
Ø  Caracterizar o modo de vida dessa  civilização.
Ø  Identificar no mapa a localização da civilização vigente.
COMPETÊNCIAS:
Ø  Analisar o Império persa, sua religião e conquista.
Ø  Demonstrar o desenvolvimento do comercio e a sua expansão da civilização Persa
Ø  Sintetizar  a forma de governo dos persas.
METODOLOGIA:
Ø  Aula expositiva, interativa, dinamizada.
RECURSOS DIDATICOS:
Ø  Quadro, pincel, imagens, livro didáticos, mapas.
  • BIBLIOGRAFIA: CAMPOS, Flavio de; MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História: ensino médio: volume único 1ª edição - São Paulo: Escala Educacional, 2005.
  • CLADIO, Vicentino. Historia Geral: Edição atual e ampliada - São Paulo: Scipione, 2002. 


Um comentário: